usBIM.viewer+

Visualizador BIM e muito mais

usBIM.viewer+ também é um editor de arquivos IFC com recursos avançados para a criação e a modificação do modelo BIM, uma verdadeira ferramenta de autoria BIM do modelo no formato aberto IFC.

Baixe grátis

Adicionar Nova Entidade

usBIM.viewer+ permite adicionar uma nova entidade ao modelo.

Só é preciso escolher o piso de referência da nova entidade (por exemplo, primeiro piso, segundo piso, etc.) entre os existentes no arquivo IFC, o modelo 3D a partir de um dos vários formatos compatíveis (SKP, OBJ, Collada, etc.) do qual extrair a geometria, bem como o nome da nova entidade e o tipo (por exemplo, pilar, viga, laje, parede, etc.), selecionando entre os disponíveis no IFC, por exemplo IfcColumn.

Adicionar uma nova entidade


Substituir Geometria Entidade

usBIM.viewer+ permite substituir a geometria de um objeto existente sem alterar as suas características (propriedades e relações). Só é preciso selecionar uma entidade existente e escolher o arquivo 3D do qual extrair a nova geometria da entidade.

Substituir geometria entidade (antes)

Substituir geometria entidade (depois)


Mover/Girar Entidade

O software permite mover e/ou girar qualquer entidade nova ou existente usando snaps e alças para anexar aos restantes objetos presentes. Se a entidade incluir outras, elas também serão movidas (por exemplo, movendo uma parede serão movidas as relacionadas portas/janelas também).

Recurso mover/girar entidade

Remover Entidade

Com usBIM.viewer+ também é possível remover a entidade do modelo. Se a entidade incluir outras, elas também serão removidas (por exemplo, removendo uma parede serão removidas as relacionadas portas/janelas também).

Todas as operações realizadas no modelo (entidades adicionadas, substituídas por novas geometrias, movidas e removidas) são temporariamente retidas para que seja possível restabelecer o estado original.

Entidade destacada para ser removida

Adicionar/Modificar/Excluir Propriedades (IfcPropertySet) e Classificações (IfcClassification e IfcClassificationReference)

usBIM.viewer+ permite modificar as propriedades existentes e definir um esquema de classificação personalizado.

É possível introduzir de forma fácil informações relativas às Classificações mais comuns (Uniformat, Uniclass, Omniclass, Masterformat, Natspec e NBS Create).

Modificar as propriedades existentes
Modificar as classificações existentes com dialog a ser escolhido a partir de classificações mais comuns

Selecionar Propriedades

Com usBIMviewer+ cada propriedade ou dado das entidades (ifcPropertySet e ifcElementQuantity) torna-se num valor útil para selecionar os objetos do modelo, a fim de realizar análises ou modificações em todos os objetos destacados de forma simultânea.

Selecionar através de propriedades

Selecionar Classificações

usBIM.viewer+ permite adicionar uma classificação (ifcClassification e ifcClassificationReference) a cada entidade do modelo BIM no formato iFC. É possível criar as classificações do zero ou consultar as classificações padrão (Masterformat, Omniclass, Uniclass, entre outros, já presentes no software). As classificações tornam-se em elementos de seleção que aceleram as operações a serem realizadas em grupos de entidades com características comuns.

Selecionar através de classificação

Medidor

Um recurso específico de medição permite, a qualquer momento, detectar as dimensões geométricas de cada entidade ou de partes do modelo. O recurso torna-se útil para obter medições diretamente do modelo em qualquer fase operacional, tanto na fase de projeto como na fase de realização ou manutenção do edifício.

Graças ao freeware usBIM.viewer+, qualquer pessoa que trabalhe no arquivo poderá dispor de todos os dados geométricos, gerenciando o modelo BIM no formato aberto IFC.

Recurso medidor

usBIM.viewer+ NEXT VERSION
Vamos construir juntos a próxima versão do usBIM.viewer

usBIM.viewer+ é um software freeware que facilita o uso do formato IFC para toda a indústria da construção e dissemina conceitos e tecnologias relacionados ao Open BIM.

Precisamente devido a tais características distintivas do programa, ACCA decidiu-se criar um projeto aberto com a comunidade dos seus usuários interessados no Open BIM e no formato aberto IFC, abrindo-se a sugestões sobre novos recursos básicos a serem desenvolvidos na ferramenta.

Se você quiser enviar comentários e sugestões sobre o desenvolvimento do usBIM.viewer+, poderá fazê-lo escrevendo para o endereço:

usbim.viewer@accasoftware.com

Suporte técnico e treinamento gratuito ACCA está sempre ao seu lado, a partir do treinamento até ao uso diário do software

usBIM.viewer+

o software gratuito para visualizar e modificar modelos BIM no formato IFC

FAQ (perguntas frequentes)

O IFC é um formato aberto e não proprietário que permite a interoperabilidade e a troca de dados sem erros e perdas de informações. É, portanto, a linguagem comum que faz com que aos vários atores do processo de construção possam interagir entre si.

Uma característica fundamental do BIM, na verdade, é a colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos nas várias fases do ciclo de vida de um edifício a fim de inserir, extrair, atualizar ou modificar as informações do modelo.

Com usBIM.viewer+ você pode abrir e visualizar qualquer tipo de arquivo IFC 2X3, realizado com softwares de várias ferramentas de autoria BIM. Além disso, é possível abrir outros tipos de arquivos 3D (.skp, .dwg, .dae, etc.), convertendo-os para o formato IFC.

Sim, pode. usBIM.viewer+ é um verdadeiro editor de arquivos IFC com recursos avançados de criação e modificação do modelo BIM.

usBIM.viewer+ permite adicionar propriedades aos arquivos IFC para enriquecer as informações existentes com dados técnicos e comerciais adicionais, bem como com dados referentes a estrutura, instalações, orçamento, e assim por diante. Tudo isso sem ter que possuir um software de autoria BIM.

Para além de garantir a abertura e a modificação de arquivos IFC, usBIM.viewer+ também permite abrir, converter e exportar para o formato IFC2x3 arquivos de modelos 3D de AutoCAD® (.dwg), SketchUp® (.skp), 3D Studio Max® (.3ds), entre outros. Tudo isso sem ter que possuir um software BIM.

Sim, pode. Com usBIM.viewer+ você pode colaborar no processo BIM, pois é um software que:

  • foi certificado pela buildingSMART International para a importação IFC;
  • dispõe de recursos de integração com a plataforma colaborativa na nuvem usBIM.platform.

IFC-Open-BIM