A ferramenta "Grupo de Seleção" opera graficamente: basta selecionar as entidades dos modelos gráficos nas quais iniciar a sessão de detecção de conflitos, para que o programa crie automaticamente uma pasta no inspector com todas as entidades selecionadas para a análise.

A ferramenta "Filtro Seleção" atua selecionando entidades que possuem características correspondentes às indicadas no filtro de seleção. Com esta ferramenta, é possível indicar os arquivos a serem submetidos à detecção de conflitos e filtrar as entidades, indicando as propriedades delas que servem de critérios de seleção.
As duas ferramentas para selecionar arquivos e entidades nas quais executar a detecção de conflitos satisfazem todas as necessidades que o projetista pode ter. Além de um diferente modo operacional, o uso do grupo ou dos filtros garante diferentes comportamentos de detecção de conflitos.
O recurso "Grupo de Seleção" permite selecionar as entidades permanentemente: elas não serão alteradas à medida que o modelo for alterado, permanecendo sempre as mesmas ao longo do tempo.
O recurso "Filtro Seleção" permite analisar automaticamente todas as entidades que correspondem aos critérios de seleção expressos nele. Os novos elementos adicionados nos modelos serão automaticamente considerados na análise de detecção de conflitos, se corresponderem às propriedades presentes no filtro.

Depois de identificar as entidades nas quais executar a detecção de conflitos, você definirá o tipo de comparação especificando se deseja procurar colisões reais ou também identificar distâncias ou tolerâncias mínimas entre os elementos. Você pode pesquisar as colisões até mesmo no modelo IFC, ou focar apenas nas colisões entre modelos diferentes.