IFC e openBIM®


A escolha BIM daqueles que querem liberdade de colaboração e real disponibilidade dos dados.

Descubra o que é IFC, por que openBIM® representa o futuro da construção e como a ACCA software pode estar ao seu lado para superar os novos desafios da digitalização da indústria AECO

read_more Descubra mais
O que é o IFC | ACCA software

O que é o IFC (Industry Foundation Classes)?

O IFC é um formato padrão aberto para troca de dados BIM que visa facilitar a colaboração entre os diferentes atores do setor de construção.

Em qualquer projeto, existe a necessidade de consultar e analisar o modelo geométrico que contém os dados de todas as disciplinas envolvidas. O objetivo do modelo IFC é justamente servir de referência para os profissionais que trabalham com produtos diferentes.

O IFC foi concebido pela buildingSMART International® para oferecer suporte à interoperabilidade entre os tantos aplicativos que operam na indústria da construção, e está registrado como um padrão internacional oficial ISO 16739: 2013.

É o único formato capaz de preservar e manter inalteradas informações como:

  • geometria (paredes, portas, pisos, etc.);
  • topologia dos objetos;
  • propriedades dos materiais e o desempenho (energético, estrutural, etc.).

Utilizar um modelo IFC é extremamente vantajoso, pois permite:

  • evitar erros na fase de projeto e favorecer fluxos de trabalho transparentes e abertos;
  • reduzir custos e tempo durante a construção;
  • melhorar a gestão técnica do edifício durante a manutenção;
  • melhor as reformas no futuro graças a uma análise rápida da estrutura existente e uma avaliação imediata de todas as melhorias possíveis.
Qual é o papel do formato IFC no BIM | ACCA software

Qual é o papel do formato IFC no BIM?

O IFC (Industry Foundation Classes) desempenha um papel fundamental na colaboração e interoperabilidade que sustentam um processo BIM.

O uso de formatos de arquivos proprietários gera problemas na troca de dados e coordenação entre equipes, que é possível superar usando um formato aberto como o IFC.

Isso ocorre porque o IFC é um formato de arquivo aberto e neutro, não controlado por nenhuma fabricante, e pode ser usado para trocar e compartilhar dados de maneira confiável e segura entre os produtos das várias casas de software.

Aliás, o diferencial do IFC está em sua capacidade de padronizar os vários componentes de um modelo BIM e transmiti-los, mantendo intactas as lógicas e as informações geométrico-documentais a ele conectadas.

É precisamente por estes motivos que o formato aberto IFC se torna fundamental para colocar em prática a metodologia BIM: é por isso que nasce a abordagem openBIM.

O que é o openBIM | ACCA software

O que é o openBIM?

O openBIM é uma abordagem de trabalho, promovida pela buildingSMART International, baseada na interoperabilidade e colaboração entre todas as disciplinas especializadas envolvidas no projeto, construção e comissionamento de edifícios.

O objetivo do openBIM é ampliar os benefícios do BIM, rompendo as barreiras tecnológicas que causam empecilhos na colaboração de diferentes profissionais, e melhorar os trabalhos ao longo de todo o ciclo de vida da obra.

A transformação digital de todo o mundo da construção só é possível através do openBIM e de processos padronizados baseados em formatos abertos que melhoram acessibilidade, usabilidade e gestão dos dados digitais e, consequentemente, a qualidade do trabalho.


BIM x openBIM®: quais são as diferenças?

usBIM, a plataforma aberta certificada pela buildingSMART International e totalmente online.

Como colocar em prática o IFC-openBIM e ter o máximo de liberdade para se comunicar, compartilhar e colaborar

Para colocar a abordagem openBIM em prática, é essencial usar softwares de autoria BIM capazes de importar e exportar arquivos em formato IFC e certificados pela buildingSMART.

Graças a softwares que suportam a abordagem openBIM, é possível centralizar os dados e torná-los um meio de informação acessível a todos os atores do setor da construção, independentemente do software utilizado. É precisamente este aspecto que torna o openBIM uma abordagem vencedora.

Acreditamos fortemente nisso.

  • É por isso que queremos transformar o BIM em openBIM® e ser uma referência em IFC-openBIM® na Itália e no mundo.
  • A nossa empresa pode se orgulhar a ter o maior número de softwares certificados pela buildingSMART, garantindo trocas de dados IFC de qualidade consistentes e confiáveis.

 

Visando promover a disseminação da abordagem openBIM, desenvolvemos um visualizador BIM gratuito com o qual gerenciar diferentes aspectos do processo BIM e uma plataforma aberta, certificada pela buildingSMART International, totalmente online.

Escolha de libertar os seus processos BIM dos software proprietários, passe à máxima liberdade de colaboração e à verdadeira propriedade dos seus dados graças ao openBIM.

Transformamos o BIM em openBIM | ACCA software

Transformamos o BIM em openBIM®

O especialista N.1 IFC-openBIM®, a empresa com o maior número de softwares certificados IFC no mundo.

buildingSMART International Multinational Member
buildingSMART International Awards 2020 Winner