BIM ou openBIM?
Eis a questão!

BIM ou openBIM | ACCA software

Você deve escolher um processo e uma plataforma BIM a usar para o seu trabalho, e tem medo de ficar preso ao software que vai adotar?

Escolha o openBIM, escolha a única plataforma certificada IFC pela buildingSMART International.

Acesse gratuitamente o usBIM e gerencie IFCs, nuvens de pontos e outros arquivos BIM (DWG, RVT, DXF, EDF, SKP, etc.), mesmo de grande porte, com 13 aplicativos gratuitos e 10 GB de espaço na nuvem

Closed BIM vs openBIM®

DEFINIÇÕES, COMPARAÇÕES, SOLUÇÕES

Quais as vantagens e as desvantagens do openBIM em relação ao BIM ou ao closed BIM? Por que usar o openBIM® em vez do closed BIM?

Essas são as perguntas que você precisa fazer para organizar seu trabalho e escolher a plataforma colaborativa para gerenciar seus processos BIM.

Para entender vantagens, desvantagens e diferenças entre BIM, closed BIM e openBIM®, vamos começar com as definições.

DEFINIÇÕES

O que é o BIM?

O BIM (Building Information Modeling) é o processo interdisciplinar que engenheiros, arquitetos, agrimensores, construtores e mantenedores usam para criar e atualizar continuamente todos os dados de uma construção.

Para que serve o BIM? O BIM é usado para criar um modelo digital de uma construção que inclua todos os dados atualizados de qualquer momento do ciclo de vida do edifício realizado, desde o projeto até a construção, passando pelas execução e manutenção.

O que é o openBIM®?

O openBIM® é o processo multidisciplinar para criar e gerenciar o modelo informativo de uma construção com base em formatos abertos (independentes do fabricante do software que gerencia os dados) como IFC, BCF, COBie, CityGML, gbXML, etc.

Esse processo estende os conceitos do BIM, identificando no uso de uma linguagem comum constituída por padrões de dados internacionais e processos comunemente definidos a vantagem para garantir um benefício real a todos os atores da indústria da construção (AECO).

openBIM: definição completa

O que é um formato de dados aberto?

Um formato aberto como IFC, BCF, COBie, CityGML, gbXML, etc. é uma especificação técnica de domínio público, utilizada para a descrição e o armazenamento de dados digitais sem restrições legais para seu uso.

O formato de dados digitais é definido "aberto" quando sua sintaxe, semântica, contexto operacional e métodos de uso são tornados públicos, por meio de documentação exaustiva.

Isso significa que o formato de dados não pertence a um único fabricante (Autodesk©, ACCA, ArchiCAD©, Trimble©, Nemecheck©, etc.), mas é de domínio público, para que todos possam acessá-lo e criar produtos ou serviços a partir dele.

VÍDEO ENTREVISTA
Uma conversa sobre o openBIM com os mais altos cargos da buildingSMART international | ACCA software
 

Uma conversa sobre o openBIM com os mais altos cargos da buildingSMART international
Encontro ACCA software-buildingSMART international | 10 e 11 de março 2022

COMPARAÇÃO

Qual a diferença entre o BIM e o openBIM®?

A diferença entre o BIM e o openBIM® é que os processos openBIM® preveem o uso de apenas padrões abertos (formatos de dados abertos) ao compartilhar dados para criar e atualizar o modelo informativo da construção, enquanto o BIM também permite o uso de formatos fechados, o assim chamado "closed BIM".

Vantagens e desvantagens entre o openBIM® e o closed BIM

BIM (Building Information Modeling) é um processo baseado em cooperação, colaboração e comunicação usando tecnologias digitais.

Todos os envolvidos no processo de criação do modelo informativo da construção devem ser capazes de registrar, modificar, verificar e acessar dados e informações.

Naturalmente, a maior vantagem do openBIM® comparado ao closed BIM é justamente a maior acessibilidade aos dados. O processo BIM não é bloqueado pela necessidade de usar softwares específicos para gerenciar a informação.

Vantagens do openBIM®

As vantagens do openBIM® comparado ao closed BIM são inúmeras, pois você:

  • pode usar qualquer software para gerar, ler e gerenciar os dados;
  • é proprietário efetivo dos seus dados, podendo acessá-los independentemente do software com o qual os criou;
  • pode mudar de software a qualquer momento e escolher outro melhor;
  • pode usar softwares específicos para cada necessidade e trabalhar sempre em um modelo de dados comuns;
  • sempre pode acessar seus dados ao longo do tempo sem licença de uso do software com o qual criou seus dados;
  • pode criar processos de trabalho independentes de softwares específicos;
  • pode colaborar com qualquer pessoa, independentemente do software que usa;
  • pode agregar diferentes dados de um modelo digital openBIM, pois todos os dados são escritos em uma linguagem comum;
  • dispõe de dados em formato aberto que podem ser lidos e analisados por qualquer pessoa para verificações cruzadas e maior qualidade do resultado;
  • pode realizar análises e verificações automáticas ou semiautomáticas dos dados, porque conhece sua estrutura e tem melhor controle sobre todo o processo de trabalho;
  • economiza nos custos de softwares, pois tem mais concorrência de mercado e, então, mais softwares a escolher conforme suas necessidades;
  • aumenta sua produtividade, porque pode dispor de softwares diferentes para cada aspecto do seu trabalho;
  • possui softwares de qualidade cada vez melhor, sendo que a competitividade estimula o desenvolvimento contínuo.

Desvantagens do closed BIM

As principais desvantagens do closed BIM comparado ao openBIM® são que você:

  • está obrigado a ler ou gerenciar seus dados, ao longo do tempo, usando o mesmo software que adotou para criá-los;
  • não é proprietário efetivo de seus dados sendo que, sem licença de uso do software com o qual os criou, não pode mais acessá-los;
  • não pode mudar de software, mesmo que encontre outro melhor;
  • deve usar o mesmo software para todas as fases do seu trabalho, pois não pode agregar dados produzidos por ferramentas de outras disciplinas;;
  • não pode colaborar com quem quiser, mas apenas com quem possui seu mesmo software;
  • não pode analisar e verificar livremente seus dados para aprimorar a qualidade de seu trabalho, a menos que use aplicativos específicos que gerenciam seu formato de dados;
  • gasta mais em seus softwares, devendo necessariamente usá-los mesmo se caros e obsoletos.
SOLUÇÃO

openBIM® vs closed BIM: como escolher o processo e a plataforma BIM?

Se você tiver que escolher processos e plataformas colaborativas para seu trabalho, não repita os erros feitos ao escolher seu software de modelagem BIM.

Seu software, hoje, gerencia eficazmente apenas arquivos proprietários? Você não consegue colaborar facilmente com alguém que tenha um software diferente do seu, nem gerenciar seus dados com outro software?

Ao escolher a plataforma de colaboração BIM, não repita os mesmos erros do passado! Opte por trabalhar com formatos de arquivo abertos e não com formatos proprietários: somente com o openBIM você se comunica livremente com outros profissioanis e gerencia seus dados independentemente do software que utiliza.

Escolha uma plataforma openBIM®. Escolha a única plataforma certificada IFC pela buildingSMART International.

Acesse gratuitamente o usBIM e gerencie IFCs, nuvens de pontos e outros arquivos BIM (DWG, RVT, DXF, EDF, SKP, etc.), mesmo de grande porte, com 13 aplicativos gratuitos e 10 GB de espaço na nuvem
Transformamos o BIM em openBIM | ACCA software

Transformamos o BIM em openBIM®

O especialista N.1 IFC-openBIM®, a empresa com o maior número de softwares certificados IFC no mundo.

buildingSMART International Multinational Member
buildingSMART International Awards 2020 Winner