COMMON DATA ENVIRONMENT

Common Data Environment | usBIM.platform | ACCA software

Procurando um Ambiente Comum de Dados (CDE) totalmente compatível com Metodologia BIM?

Conheça usBIM.platform, a plataforma colaborativa segura e eficiente em conformidade com a norma ISO 19650 e com o openBIM®.

Reserve uma apresentação ao vivo

Em qualquer projeto, a quantidade de dados para gerenciar é enorme, mas com o advento do BIM, obrigatório para obras públicas, o desafio se tornou ainda maior!

usBIM.platform é o primeiro Common Data Environment certificado IFC pela buildingSMART International para gerenciar o processo BIM em openBIM®

CDE | usBIM.platform | ACCA software

Tem um CDE em conformidade com a norma internacional ISO 19650 para demonstrar a conformidade BIM de seus projetos

Nuvem | usBIM.platform | ACCA software

Tem uma infraestrutura em nuvem com funções integradas para visualização, gerenciamento e compartilhamento de arquivos BIM online de qualquer formato e tamanho

Plataforma online | usBIM.platform | ACCA software

Tem um plataforma online aberta, acessível e utilizável baseada no uso de formatos abertos para garantir a máxima interoperabilidade

Building Intelligence | usBIM.platform | ACCA software

Tem um ambiente comum para o trabalho colaborativo com altos padrões de segurança para garantir uma gestão eficiente dos seus projetos BIM

O que é um Ambiente Comum de Dados (CDE)?

O Common Data Environment (CDE) é um ambiente digital de compartilhamento único usado para gerenciar informações ao longo do ciclo de vida de um projeto de construção e arquivar todos os dados, incluindo desenhos, modelos, especificações e relatórios. O CDE ajuda a garantir que todas as partes interessadas tenham acesso à versão mais recente dos dados do projeto e que todas as alterações sejam rastreadas e registradas.

É uma ferramenta essencial para as equipes, pois ajuda a melhorar a comunicação e a colaboração entre todos os membros da equipe, dando a liberdade de acessar de forma fácil e em tempo real todas as informações necessárias nas diferentes fases da obra para entregar os projetos no prazo e dentro dos custos previstos.

O CDE, Common Data Environment, também pode ser usado para gerenciar e coletar informações durante os processos de execução e manutenção da construção, a fim de atualizar continuamente os dados do modelo BIM e mantê-los sempre alinhados com a realidade, criando um verdadeiro Gêmeo Digital no CDE que acompanha o trabalho desde o projeto até a sua demolição.

Por que usar um Ambiente Comum de Dados?

Há muitas razões convincentes para implementar um CDE em projetos de construção:

  • oferece uma localização centralizada para todos os dados do projeto, facilitando o rastreamento e o gerenciamento de mudanças;
  • contribui para a melhoria da comunicação entre os membros da equipe, proporcionando uma estrutura clara para o compartilhamento de informações;
  • melhora a eficiência de todas as operações da equipe de trabalho e reduz o risco de erros.

Consequentemente, é uma ferramenta essencial para quem deseja tornar a gestão de dados de projetos BIM mais eficiente.

Quais características um bom CDE deve ter?

Ao escolher uma solução CDE, é importante considerar as seguintes características:

  • Usabilidade: o CDE deve ser de fácil utilização para todos os envolvidos no projeto, com interface intuitiva e acessível de qualquer dispositivo.
  • Segurança: o CDE deve ser seguro, prevendo um procedimento de acesso via login para garantir a confidencialidade e segurança das informações nele contidas.
  • Armazenamento e flexibilidade: o CDE deve ter capacidade de armazenamento escalável para adequar o tamanho de acordo com as necessidades do projeto.
  • Integração: o CDE deve ser capaz de suportar o uso de vários formatos de arquivo abertos (IFC, BCF, IDS, MVD, BSDD, etc.) e continuar a manter um alto nível de colaboração.

Um ambiente de trabalho colaborativo e de compartilhamento de dados com os mais altos padrões de segurança

Cloud Security Alliance

usBIM.platform está registrada no STAR da Cloud Security Alliance, como garantia dos altos padrões de segurança em nuvem oferecidos.

DGPR

usBIM.platform gerencia dados na nuvem em conformidade com o regulamento europeu 2016/679 sobre privacidade, conhecido pela sigla GDPR (Regulamento geral de proteção de dados).

CISPE

usBIM.platform adere ao Código de Conduta CISPE, que oferece aos usuários a garantia de acesso a infraestruturas de nuvem confiáveis e totalmente compatíveis com o GDPR.

CDE acessível, potente, seguro e em conformidade com a norma internacional ISO 19650 | usBIM.platform | ACCA software

Um CDE acessível, poderoso e seguro em conformidade com a norma internacional ISO 19650 para demonstrar a conformidade BIM de seus projetos

Com o Common Data Environment usBIM.platform você tem um repositório na nuvem central para arquivar e gerir toda a informação produzida durante um processo gerido com a metodologia BIM.

usBIM.platform não é uma simples nuvem, mas um ambiente de compartilhamento de dados que possui os mais altos padrões de segurança e atende totalmente aos requisitos da norma ISO 19650.

  • Controle de acesso do usuário
    Atribua funções, responsabilidades e níveis de acesso relacionados (somente leitura, edição, controle total e download) às informações compartilhadas no CDE. Dessa forma, você garante que as pessoas certas tenham acesso às informações certas e protege os ativos de informações compartilhadas.
  • Trilha de auditoria e registro
    Graças aos procedimentos de login necessários para acessar as informações, acompanhe as ações realizadas pelos diferentes atores e garanta a evidência do histórico de revisões e alterações feitas nos dados compartilhados.
  • Workflow
    Organize de maneira otimizada as atividades de projeto e planeje processos e fluxos de trabalho com funções avançadas de gerenciamento de tarefas (alertas automáticos, notificações por e-mail, painéis de tarefas do projeto, etc.).
  • Gate de revisão/validação
    Definir procedimentos para a revisão/validação da documentação do projeto através da construção de GATEs específicos para as fases que representam pontos importantes para a definição do modelo BIM.
    Os GATEs, devidamente estruturados, podem descrever corretamente os requisitos expressos nos Protocolos BIM, previstos pela norma ISO 19650, favorecendo o controle e a relativa disponibilização das versões corretas da documentação.
Quer digitalizar e organizar a sua empresa de acordo com a metodologia BIM?
usBIM.platform é o CDE para empresas que crescem na transformação digital para BIM e grandes organizações que precisam demonstrar conformidade de seus projetos com a ISO 19650.
Reserve uma apresentação ao vivo
Amplie o poder do CDE com funções integradas para visualização e gerenciamento online de arquivos BIM | usBIM.platform | ACCA software

Amplie o poder do CDE com funções integradas para visualização e gerenciamento online de arquivos BIM de qualquer formato e tamanho

Através do navegador da plataforma colaborativa usBIM.platform, você pode acessar facilmente todas as informações do projeto BIM.

O CDE possui uma interface intuitiva que permite:

  • visualizar e gerenciar arquivos online de qualquer tamanho e de diferentes formatos (IFC, DWG, DXF, PDF, OBJ, SKP, 3DS, RVT, etc.) presentes no CDE;
  • adicionar e organizar dados e metadados do modelo digital através do #TagBIM;
  • gerenciar nuvens de pontos e malhas texturizadas diretamente do navegador, de forma a integrar processos de levantamento digital no processo BIM de projeto, execução ou manutenção da construção;
  • federar grandes modelos gerados com diferentes softwares;
  • navegar pelos modelos de forma extraordinariamente realista através da Renderização em Tempo Real para verificar imediatamente a eficácia dos modelos e quaisquer conflitos.
Espaço seguro para trabalho colaborativo e coordenação do projeto BIM | usBIM.platform | ACCA software

Um espaço seguro para trabalho colaborativo e coordenação do projeto BIM

O trabalho colaborativo é a chave para o sucesso dos projetos BIM. A usBIM.platform permite gerenciar equipes de trabalho a partir de uma única plataforma, graças à presença de inúmeras ferramentas de trabalho colaborativas integradas:

  • bate-papo ao vivo e compartilhamento de visualização de documentos para revisar com os colaboradores em tempo real;
  • revisões com Issue e Markup por meio de ferramentas gráficas e textuais para destacar os problemas no documento e enviar notificações de questões críticas a serem resolvidas;
  • sincronização de informações com feedback sobre atualizações de documentos.

Além de compartilhar dados, o CDE permite que a equipe trabalhe em grupo num arquivo, coordene atividades, facilite a comunicação, evite erros e dispersão de informações.

usBIM.platform também está configurada como um Open CDE capaz de suportar o uso de formatos abertos para facilitar a comunicação sem obstáculos e limites tecnológicos entre as partes envolvidas.

Atualize modelos com informações do canteiro de obras e mantenha a equipe sempre sintonizada com o projeto | usBIM.platform |ACCA software

Do projeto à execução: atualize modelos com informações do canteiro de obras e mantenha a equipe sempre sincronizada com o projeto

Com usBIM.platform você atualiza os dados e modelos contidos no CDE com todas as informações sobre a execução das obras e as provenientes do canteiro de obras coletadas e registradas no diário de obras (anotações, registros, reservas, ordens de serviço, inspeções, material fotográfico).

Cada um desses dados contribui para enriquecer o conjunto de informações referente a cada entidade do modelo, ou para alterar as características do próprio modelo BIM, levando-o de seu estado no final do projeto (Modelo de Informação do Projeto) para seu estado no final da execução (Modelo de Informação da Obra).

Mantenha as informações de projeto sob controle graças ao CDE que permite gerenciar qualquer tipo de arquivo | usBIM.platform |ACCA software

Mantenha todas as informações de projeto sob controle graças a um CDE que permite gerenciar com eficácia qualquer tipo de arquivo

usBIM.platform é um BIM Document Management Software que permite vincular arquivos BIM e arquivos de documentos (PDF, DWG, Word, Excel, Power Point) diretamente ao modelo BIM para acessar rapidamente todas as informações necessárias com um simples clique.

Além disso, diretamente do Common Data Environment você poderá editar, visualizar e modificar:

  • arquivos de formato BCF (BIM Collaboration Format), um formato que permite adicionar e trocar notas, comentários, relatórios, imagens enquanto gerencia um projeto BIM;
  • arquivos no formato aberto GEOJSON para inserir o modelo digital em seu contexto territorial real;
  • arquivos de Microsoft Office® (Word, Excel, PowerPoint).

Você também tem um processador de texto integrado e todas as outras funções que permitem elaborar relatórios, descrever as características de um objeto, fazer anotações, criar uma lista de verificação para o seu processo de gestão BIM ou anexar a um objeto modelo.

Você quer mais do seu CDE?
Com usBIM.platform, às principais funções você pode adicionar outras aplicações em seu ambiente de compartilhamento de dados.
usBIM.platform, na verdade, é um sistema escalável e configurável: você escolhe o espaço de armazenamento e as aplicações que seu projeto precisa!
Reserve uma apresentação ao vivo

usBIM.platform não é apenas uma nuvem, é muito mais:

Infraestrutura na nuvem | usBIM.platform | ACCA software

infraestrutra na nuvem escalável e acessível, a qualquer hora e em qualquer lugar, por todos os operadores a partir de qualquer dispositivo

Funções e responsabilidades |usBIM.platform | ACCA software

atribuição de funções e responsabilidades para proteção dos dados, a segurança da informação e a prevenção de fraudes e erros

Fluxo de Trabalho | usBIM.platform | ACCA software

fluxo de trabalho para a aplicação de processos e procedimentos para a revisão/validação da documentação do projeto

Logging e auditoria | usBIM.platform | ACCA software

registro e auditoria para rastrear as ações realizadas e garantir a evidência do histórico de revisões e alterações feitas nos dados compartilhados

Acessibilidade |usBIM.platform | ACCA software

acessibilidade via procedimento de login com níveis de acesso regulados para cada disciplina (somente leitura, edição, controle total e download)

IFC |usBIM.platform | ACCA software

visualizador IFC no navegador para ler os arquivos trocados no formato padrão IFC

Comunicações e notificações | usBIM.platform | ACCA software

gestão de comunicações e notificações tanto internas ao CDE quanto externas (e-mail)

Confidencialidade e segurança |usBIM.platform | ACCA software

garantia de confidencialidade e segurança da informação gerenciada via protocolo https

Backup de dados | usBIM.platform | ACCA software

sistema de backup automático de dados para garantir a recuperação dos dados em caso de perda parcial ou total dos mesmos, devido a eventos excepcionais (DisasterRecovery).

  • Projete com metodologia e tecnologia BIM de acordo com as normas de referência vigentes.
  • Gerencie e organize dados na nuvem em conformidade com o Código de conduta CISPE, o GDPR e as diretrizes europeias sobre privacidade, e com os mais altos padrões de segurança (usBIM.platform está registrada na STAR da Cloud Security Alliance - CSA).
  • Navegue do browser, sem softwares stand alone e a partir de dispositivos móveis e desktop, no modelo BIM com as informações e dados compartilhados no CDE.
  • Gerencie, visualize e edite o modelo BIM em formato IFC sem nenhum software de autoria BIM.
  • Salve na plataforma os arquivos produzidos com qualquer software, e visualize diretamente no navegador os arquivos em formato IFC, BCF, DWG, DXF, PDF, OBJ, SKP, 3DS, RVT, etc.
  • Salve os arquivos de seus projetos diretamente dos softwares ACCA (Edificius, PriMus, CerTus, EdiLus, etc.).
  • Integre com documentação adicional o modelo digital.
  • Organize documentos e dados do modelo digital (#TagBIM).
  • Disponha de funções de backup automático dos dados e recuperação de desastres.
  • Rastreie as ações realizadas no modelo BIM e as revisões dos documentos compartilhados.
  • Convide outros técnicos para sua área de trabalho atribuindo funções e permissões de acesso.
  • Aproveite os recursos avançados para gerenciar gates e workflows.
  • Integre verificação do modelo e detecção de interferências.
  • Gerencie o orçamento e planos de segurança da web com trabalho colaborativo (integrações disponíveis em breve).
Depoimentos O que nossos clientes falam sobre as nossas soluções Conheça mais