usBIM.viewer+

Visualizador BIM e muito mais

Você precisa de abrir um arquivo IFC? Também pretende modificá-lo?

Conheça o software gratuito para visualizar e modificar modelos BIM no formato IFC

Visualizar, modificar, converter e compartilhar modelos BIM no formato IFC: muito mais que um simples visualizador!

  • Você importa e exporta arquivos IFC de modelos realizados com ferramentas de autoria BIM como Revit® ou softwares 3D como SketchUp®

  • Abre, visualiza e federa vários arquivos IFC de forma simultânea

  • Edita e modifica modelos BIM no formato IFC

  • Converte modelos 3D (DWG, SKP, 3DS, etc.) para o formato IFC

Apenas com usBIM.viewer+ você possui visualizador, conversor e editor IFC num único software certificado pela buildingSMART International e totalmente gratuito para sempre!

Baixe grátis

usBIM.viewer+ é o único freeware certificado pela buildingSMART International que permite modificar de forma completa o arquivo IFC de um modelo BIM. Com usBIM.viewer+ é possível:

  • criar um arquivo IFC a partir de um arquivo de qualquer formato ou abrir um arquivo IFC criado por qualquer ferramenta de autoria BIM para arquitetura, estrutura, instalações e assim por diante (Revit, ArchiCAD, Edificius, Tecla, VectorWorks, AllPlan etc.);
  • visualizar todos os objetos IFC que constituem o modelo e trabalhar em cada um deles adicionando propriedades, modificando a geometria ou excluindo-os;
  • inserir novos itens a serem adquiridos de qualquer biblioteca online em qualquer formato

Todas as alterações feitas ao modelo são salvas num novo modelo no formato IFC.

usBIM.viewer+ revoluciona o uso do formato IFC do modelo BIM. O formato IFC torna-se, de fato, não apenas na garantia de acesso aos dados ao longo do tempo, independentemente do software com o qual o modelo foi realizado, mas também no formato para gerenciar livremente as informações durante a fase de realização e manutenção do edifício.

usBIM.viewer+ á um produto ACCA, especialista N° 1

IFC-Open BIM

A escolha BIM daqueles que procuram liberdade de colaboração e disponibilidade real de dados.

Importar e exportar arquivos no formato padrão IFC de modelos Open BIM realizados por qualquer software ou ferramenta de autoria BIM

Com usBIM.viewer+ você pode:

  • importar o arquivo IFC do modelo BIM realizado com qualquer software ou ferramenta de autoria BIM (Revit®, Edificius®, ArchiCAD®, EdiLus®, Sketchup®, Rhino®, Tekla® e assim por diante);
  • modificar o arquivo IFC alterando objetos, excluindo entidades ou adicionando propriedades a entidades existentes;
  • exportar o arquivo IFC com as alterações feitas compartilhando-o, de forma gratuita, na nuvem na plataforma usBIM.platform integrada no software.
Import/export IFC

Abrir, visualizar e federar vários arquivos IFC de forma simultânea

Com usBIM.viewer+ é possível abrir, visualizar e federar arquivos no formato IFC de modelos e objetos 3D de vários tipos – mesmo de forma simultânea – criados com os principais softwares de autoria BIM, tais como Edificius®, Revit®, ArchiCAD®, Allplan®, Tekla® e VectorWorks®, entre outros.

Com usBIM.viewer+ você pode:

  • navegar no modelo virtual 3D de forma visual graças a Zoom, Rotação e Pan;
  • selecionar as entidades no 3D ou na estrutura de árvore do arquivo IFC;
  • visualizar de forma fácil partes do modelo BIM;
  • verificar as informações de cada elemento BIM (volumes, áreas, superfícies, distâncias, pesos e muito mais).

Visualizar, localizar, analisar objetos e dados no arquivo IFC é muito simples graças a recursos que permitem destacar as entidades de forma individual ou por categorias e trabalhar em níveis completos do modelo BIM.

Editar e modificar modelos BIM no formato IFC

usBIM.viewer+ também é um editor de arquivos IFC com recursos avançados para a criação e a modificação do modelo BIM, uma verdadeira ferramenta de autoria BIM do modelo no formato aberto IFC.

Com usBIM.viewer+ você pode:

  • adicionar novas entidades ao modelo;
  • alterar a geometria de um objeto existente sem modificar as suas características;
  • mover e/ou girar qualquer entidade nova ou existente;
  • apagar as entidades do modelo;
  • modificar as propriedades existentes e definir um esquema de classificação personalizado;
  • extrair quantidades diretamente nos modelos 3D.

Conheça todos os recursos de editing

Converter os modelos 3D para o formato IFC

Com usBIM.viewer+ você pode converter para o formato IFC modelos e objetos 3D de inúmeros formatos, tais como AutoCAD® (.dxf), SketchUp® (.skp), 3D Studio Max® (.3ds), entre outros.

Também pode converter o seu modelo virtual 3D para o formato padrão IFC, integrando a gráfica com informações técnicas e comerciais, além de dados referentes a estrutura, instalações, orçamento e assim por diante.

Atribuir as propriedades IFC

Com usBIM.viewer+ é possível adicionar propriedades IFC a modelos e objetos 3D, bem como integrar as informações com detalhes técnicos e comerciais adicionais e com dados referentes a estrutura, instalações e orçamento.

Você pode implementar de forma fácil todas as especificações necessárias para definir o modelo BIM em todos os seus aspectos.

Também pode utilizar de forma gratuita os recursos avançados de uma ferramenta de autoria BIM para implementar as informações incluídas no modelo BIM e tornar a comunicação nas fases de projeto, realização e manutenção do edifício mais eficiente e confiável.

Comparar os modelos 3D

Com usBIM.viewer+ é possível:

  • comparar mais modelos 3D numa única vista;
  • visualizar de forma simultânea todos os aspectos do projeto (arquitetura, estrutura, instalações, etc.).

Recursos específicos (Snap, Mover, Girar, Alinhar) permitem sobrepor e atualizar de forma fácil modelos BIM diferentes.

Destacar com #TagBIM propriedades específicas dos objetos BIM

Com usBIMviewer+ é possível definir propriedades de um objeto BIM através do recurso #TagBIM a fim de destacar informações importantes, a serem tidas em conta em outras atividades de criação e atualização do modelo BIM (fases de projeto, realização e manutenção do edifício).

Graças aos #TagBIM, você pode localizar de forma avançada informações que os seus colaboradores destacaram no modelo.

Graças aos #TagBIM, você pode localizar de forma avançada informações que os seus colaboradores destacaram no modelo. Tal reconhecimento digital permite automatizar a realização de tarefas ou a elaboração de documentos (orçamentos e planos de manutenção, entre outros).

Criar Grupos e Filtros de seleção

Com usBIM.viewer+ é possível:

  • criar vistas personalizadas com Filtros e Grupos de seleção;
  • acelerar e facilitar a compreensão do modelo BIM.

Criando grupos de seleção e salvando as vistas, você pode analisar de forma rápida o modelo BIM, individual ou federado, e evitar o desperdício de tempo devido a operações manuais.

Modificar propriedades existentes e atribuir os esquemas de classificação mais difundidos

usBIM.viewer+ permite modificar as propriedades existentes e definir um esquema de Classificação personalizado.

É prevista a entrada simplificada das informações referentes às Classificações mais difundidas (Uniformat, Uniclass, Omniclass, Masterformat, Natspec e NBS Create).

Suporte técnico e treinamento gratuito ACCA está sempre ao seu lado, a partir do treinamento até ao uso diário do software

usBIM.viewer+

o software gratuito para visualizar e modificar modelos BIM no formato IFC

FAQ (perguntas frequentes)

O IFC é um formato aberto e não proprietário que permite a interoperabilidade e a troca de dados sem erros e perdas de informações. É, portanto, a linguagem comum que faz com que aos vários atores do processo de construção possam interagir entre si.

Uma característica fundamental do BIM, na verdade, é a colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos nas várias fases do ciclo de vida de um edifício a fim de inserir, extrair, atualizar ou modificar as informações do modelo.

Com usBIM.viewer+ você pode abrir e visualizar qualquer tipo de arquivo IFC 2X3, realizado com softwares de várias ferramentas de autoria BIM. Além disso, é possível abrir outros tipos de arquivos 3D (.skp, .dwg, .dae, etc.), convertendo-os para o formato IFC.

Sim, pode. usBIM.viewer+ é um verdadeiro editor de arquivos IFC com recursos avançados de criação e modificação do modelo BIM.

usBIM.viewer+ permite adicionar propriedades aos arquivos IFC para enriquecer as informações existentes com dados técnicos e comerciais adicionais, bem como com dados referentes a estrutura, instalações, orçamento, e assim por diante. Tudo isso sem ter que possuir um software de autoria BIM.

Para além de garantir a abertura e a modificação de arquivos IFC, usBIM.viewer+ também permite abrir, converter e exportar para o formato IFC2x3 arquivos de modelos 3D de AutoCAD® (.dwg), SketchUp® (.skp), 3D Studio Max® (.3ds), entre outros. Tudo isso sem ter que possuir um software BIM.

Sim, pode. Com usBIM.viewer+ você pode colaborar no processo BIM, pois é um software que:

  • foi certificado pela buildingSMART International para a importação IFC;
  • dispõe de recursos de integração com a plataforma colaborativa na nuvem usBIM.platform.

IFC-Open-BIM