Construção BIM

Building Information Modeling (BIM) é o processo de criação e gerenciamento de informações relacionadas a uma edificação e é a melhor maneira de gerenciar projeto, execução e manutenção!

Descubra mais

O que é o BIM na construção civil?

O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem de Informação da Construção, é um método de gestão colaborativa das construções que combina dados e informações em um modelo 3D. Na verdade, além disso, o BIM permite a geração de um modelo de construção BIM que contém informações sobre todo o ciclo de vida da estrutura, desde o design até a construção e até mesmo até sua demolição e descomissionamento.

Além disso, de uma representação tridimensional, o BIM possibilita criar um modelo informativo dinâmico, interdisciplinar e compartilhado que contém dados sobre geometria, materiais, estrutura de suporte, características térmicas, desempenho energético, sistemas, custos, segurança e manutenção.

O que é o BIM na construção civil | ACCA software

Como funciona o BIM na construção?

Até poucos anos atrás, os desenhos técnicos dominavam o projeto, sendo o meio do projetista para fornecer todas as informações necessárias: alturas, cotas, distâncias de estradas, volumes, espessuras de paredes, superfícies, etc. O projeto costumava ser realizado com a ajuda de ferramentas CAD, que facilitavam o projeto 2D ou 3D da construção.

A introdução da tecnologia BIM, que está progressivamente substituindo o CAD, traz vantagens significativas para todos os atores da construção (engenheiros, arquitetos, agrimensores, empresas de construção e administrações públicas).

Mas qual é a principal diferença entre CAD e BIM?

Hoje, graças ao BIM, não é mais necessário produzir papeladas! A tecnologia BIM oferece novas oportunidades extraordinárias graças às representações digitais 3D de várias disciplinas de arquitetura e engenharia onde é possível agregar dados úteis em todas as fases da vida da construção.

O BIM é a melhor forma de gerenciar todas as fases da vida da construção, pois permite uma partilha de dados clara e legível e uma melhor colaboração entre todos os que trabalham no projeto, execução e manutenção ou gestão do ativo. Podemos esquematizar as fases do BIM em um processo de construção da seguinte forma:

Como funciona o BIM na construção? | ACCA software

Vamos descrever as diferentes fases do BIM num processo de construção:

  • Modelagem
    Os profissionais criam modelos 3D extremamente detalhados utilizando softwares BIM. Graças a essas ferramentas e às várias informações inseridas no modelo nesta primeira fase, é possível experimentar diversas configurações e também detectar imediatamente problemas, antes da realização. Todas as informações do projeto (tempos, custos, análises energéticas, etc.) são armazenadas em um espaço compartilhado, um sistema de gestão BIM, gerando um fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e mais eficiente para o projeto.
  • Execução
    Uma vez concluída a fase de projeto e definido o fluxo de trabalho, é possível passar à construção. É possível editar o modelo, ou o fluxo de trabalho, a qualquer momento e compartilhar as informações com a equipe por meio do modelo BIM de construção armazenado na nuvem.
  • Manutenção
    É possível compartilhar o modelo BIM com o cliente ou com a empresa de gestão de ativos (FM) para melhor gerenciar a gestão e manutenção do edifício e dos seus componentes. O modelo BIM é usado, por exemplo, para localizar facilmente sistemas de climatização ou planejar reformas.

As vantagens do BIM na construção

Os benefícios do BIM surgem da capacidade de conectar equipes, fluxos de trabalho e dados para todo o ciclo de vida do projeto, desde o projeto até a construção e o comissionamento, para trabalhar com mais eficiência e obter melhores resultados. Em particular, as vantagens oferecidas pela metodologia BIM são:

  • Melhor colaboração entre profissionais de diferentes disciplinas;
  • Controle de interferências antes da construção da obra com consequente redução de erros;
  • Otimização de custos, tempos e recursos;
  • Visualização realista do projeto.

Mas o BIM na construção torna-se um verdadeiro sucesso se optar por trabalhar com softwares BIM com certificação buildingSMART: a buildingSMART International é uma organização sem fins lucrativos cujo intuito é aprimorar a indústria da construção por meio do openBIM.

O BIM aberto se baseia em um método e um fluxo de trabalho onde todos os participantes colaboram e trocam informações sobre o projeto usando formatos abertos, não proprietários e neutros, independentemente das ferramentas e aplicativos BIM utilizados.

As vantagens desta abordagem são inúmeras, mas as mais significativas são:

  • Liberdade de escolha: cada membro da equipe pode usar o software que melhor o atende, específico para sua disciplina, sem riscos de incompatibilidade ou perda de dados.
  • Propriedade dos dados: acesso aos dados garantido ao longo do tempo, sem a obrigação de manter sempre o mesmo software.
  • Aumento de produtividade: a livre concorrência entre os diferentes fabricantes aumenta a qualidade das soluções presentes no mercado.
  • Redução de custos: o aumento da concorrência leva a uma redução de custos.
As vantagens do BIM na construção | ACCA software

Experimentar todos os benefícios do openBIM no setor da construção é muito simples.

Pode começar baixando gratuitamente um simples aplicativo de mensagem desenvolvido especificadamente para engenheiros, arquitetos, agrimensores e todos os outros técnicos de construção.

Além da criar grupos de trabalho, o aplicativo possibilita a troca rápida e correta de informações e arquivos BIM (DWG, DXF, RVT, IFC, etc.).

O BIM na construção civil é a resposta para o futuro da construção, permitindo uma gestão mais eficiente e colaborativa dos projetos em canteiros de obras. A estratégia nacional de disseminação do modelagem de informação da construção está impulsionando a adoção dessa metodologia em tempo real.


Descubra mais

Software BIM para Construção

A Construção BIM baseia-se em uma ampla gama de ferramentas sofisticadas que abrangem todas as fases do ciclo de vida de um projeto. A adoção dessas soluções de software permite aos profissionais maximizar a eficiência, precisão e colaboração, transformando radicalmente a indústria da construção.

Design Integrado

O sistema de gestão BIM usBIM oferece um ambiente colaborativo onde arquitetos, engenheiros e outros interessados podem trabalhar juntos, sincronizando informações em tempo real e criando modelos 3D detalhados.
Edificius | ACCA software

Arquitetura

Edificius é uma ferramenta de design e visualização de arquitetura que integra design de interiores, design ao ar livre, sistemas e todos os outros aspectos do projeto de construção. Com Edificius, arquitetos e engenheiros estruturais podem projetar e planejar colaborativamente cada faceta de um projeto.

 

usBIM.project | ACCA software

Gestão de Projeto BIM

usBIM.project é um software BIM 4D que adiciona uma dimensão temporal aos modelos 3D. Isso permite o planejamento de atividades ao longo do tempo, revelando sequências críticas e permitindo o timing otimizado do projeto. Uma gestão de projeto eficiente beneficia tanto os gestores de projeto como toda a operação de construção na troca de informações do edifício.

 

PriMus IFC | ACCA software

Orçamento

PriMus IFC é um software BIM 5D que combina a dimensão do tempo com os custos. Isso permite a geração de levantamentos de quantidades e estimativas de custo com base na evolução do projeto ao longo do tempo, facilitando o controle do orçamento e a gestão financeira. Um levantamento de quantidades preciso é essencial para projetos de construção.

 

usBIM.facility | ACCA software

Gestão de Instalações

usBIM.facility permite a coleta de dados úteis para a gestão de ativos, manutenção e planejamento futuro, integrando-os ao modelo BIM 3D, garantindo maior eficiência e longevidade ao longo do tempo. A gestão de instalações é essencial para o bem-estar dos ativos construídos no ambiente construído.

 

TerMus PLUS | ACCA software

Análise de Energia

TerMus PLUS permite a criação de modelos de energia de edifícios e sistemas para simular e avaliar o consumo de energia do edifício sob diferentes condições, possibilitando melhorias significativas no desempenho energético. Entender o consumo de energia é crucial para projetos de construção que visam transformar e otimizar digitalmente o uso de energia.

 

EdiLus | ACCA software

Análise Estrutural

EdiLus permite a criação de modelos 3D para análise estrutural e possibilita análises avançadas para avaliar a força e a estabilidade do edifício em vários cenários, ajudando a prevenir potenciais problemas estruturais. Engenheiros estruturais contam com análises estruturais precisas para uma construção segura e robusta.

 

Edificius | ACCA software

Modelagem MEP

Edificius permite o design e a coordenação precisos dos sistemas MEP (Mecânica, Elétrica e Hidráulica) dentro do modelo 3D, evitando conflitos com vários modelos (arquitetônicos e estruturais) e otimizando o desempenho. Uma modelagem MEP eficaz garante a integração perfeita dos sistemas em projetos de construção.

 

Transformamos o BIM em openBIM | ACCA software

Transformamos o BIM em openBIM®

O especialista N.1 IFC openBIM®, a empresa com o maior número de softwares certificados IFC no mundo.

buildingSMART International Multinational Member
buildingSMART International Awards 2020 Winner