BIM Facility Management Software

BIM Facility Management | usBIM.facility | ACCA software
Aplicativo online integrado ao usBIM | usBIM.facility | ACCA software Aplicativo online integrado ao usBIM

Aplicativo para gerenciar a manutenção da construção e integrar, de forma avançada, todas as funções de gerenciamento de ativos com o modelo e o processo BIM, ou com o sistema documental do gêmeo digital (digital twin).

Conheça mais Comece gratuitamente
usBIM.facility é um aplicativo integrado no usBIM. Experimente o aplicativo gratis por um mês. Ao final, escolha o plano de assinatura que combina melhor com você!

Gerenciar ativos e planos de manutenção de forma integrada com o BIM

usBIM.facility é o aplicativo para gerenciar a manutenção da construção e integrar, de forma avançada, todas as atividades de gerenciamento de ativos no processo BIM.

Com usBIM.facility, pode acessar o ambiente de gerenciamento de ativos diretamente do usBIM.

Você consegue uma visão geral de todos os chamados (tickets) abertos. Com um simples clique nos gráficos, de fato, pode identificar no modelo os objetos que apresentam um chamado com uma determinada prioridade.

Qualquer atividade de controle, verificação e manutenção dos ativos pode ser realizada diretamente no usBIM.facility e imediatamente visualizada no modelo BIM.

A possibilidade de usar o aplicativo em dispositivos móveis também traz a vantagem de receber informações em tempo real e realizar, onde você estiver, atividades de manutenção (por exemplo, abrir, processar e fechar chamados, ou até reposicionar ativos).

 

Comece gratuitamente

Descubra o aplicativo BIM de gestão de facilities integrado ao usBIM

Gerenciar ativos e planos de manutenção de forma integrada com o BIM | usBIM.facility | ACCA software

Gerenciamento de locais

Visualize e identifique um local diretamente no modelo, e obtenha informações sobre as propriedades tanto no modelo BIM quanto no sistema de gerenciamento de ativos.

Gerenciamento dos ativos e dos planos de manutenção

A partir da aba Ativos (Assets), pode visualizar ou pesquisar todos os ativos. Além disso, pode selecionar cada ativo e gerenciar todas as informações (propriedades, chamados e anexos) diretamente do modelo. Também pode visualizar planos de manutenção, verificando seus ativos e informações.

Gerenciamento das atividades de manutenção

Organize as atividades de manutenção, filtrando-as por data ou por local, e visualize as atividades planejadas e o checklist das atividades de manutenção a serem realizadas. Pode obter mais detalhes sobre as atividades de manutenção conectando-se ao ambiente de gerenciamento de ativos.

Gerenciamento de chamados

Visualize chamados abertos ou crie novos, definindo facilmente todo o ciclo de vida do chamado: pedido de intervenção (criação); atribuição ao usuário mais adequado (por habilidades, distância, etc.); aceitação e espera; fechamento.

FAQ

O Facility Management significa o conjunto de operações relativas à manutenção e gestão de todos os aspectos de um edifício existente: desde as instalações (eléctricas, hidráulicas, mecânicas) ao verde, dos sistemas de segurança e vigilância à limpeza, desde a conservação dos níveis de desempenho dos componentes do edifício até a eventual disposição do ativo.

Na prática, o gerenciamento de instalações é o processo de projeto, implementação e controle através do qual os ativos (ou seja, os edifícios e serviços necessários para apoiar e facilitar os negócios da empresa) são identificados e fornecidos para atingir e manter certos níveis de desempenho capazes de atender às necessidades do negócio e criar um ambiente de trabalho de alta qualidade com gastos otimizados.

O Facility Management baseia-se, antes de tudo na conservação, geração, actualização e partilha de documentos relativos à história do edifício (gráficos, fichas técnicas, manuais de utilização, documentos de garantia, relatórios, projectos, etc.).

Ter um quadro completo de informações de um edifício é essencial para garantir sua correta gestão e manutenção ao longo do tempo.

Existem processos e métodos que facilitam o conhecimento da construção e o gerenciamento de instalações, como o Building Information Modeling (BIM).

O BIM 7D é uma abordagem única na qual tudo relacionado ao processo de gerenciamento de instalações é coletado em um único modelo de informação da construção.

A setima dimensão do BIM associa o modelo 3D às informações essenciais para a manutenção e gestão do ativo e simplifica todas as atividades (ordinárias e extraordinárias) a serem realizadas ao longo de todo o ciclo de vida da obra.

O modelo BIM é, de fato, o gêmeo digital real (sua representação virtual fiel) e coleta todas as informações de cada elemento do edifício existente.

Portanto, também se torna uma importante ferramenta de simulação e programação que pode ser utilizada para organizar melhor a manutenção de um ativo.

Tal abordagem permite simplificar atividades ordinárias (busca de informações, levantamento, elaboração de documentos, etc.), além de garantir um conhecimento mais detalhado da consistência do ativo e identificar eventuais problemas, tornando mais eficiente tanto o desempenho do edifício como sua rentabilidade.

Em resumo, as vantagens do BIM não se limitam ao projeto de um ativo, mas também englobam seu gerenciamento:

  • melhor comunicação entre as partes interessadas, evitando mal-entendidos e erros de planejamento.
  • Programas de manutenção mais precisos e completos graças às informações contidas no modelo BIM.
  • Informações mais confiáveis para empreiteiros.
  • Processo de manutenção simplificado para empreiteiros e subempreiteiros.
  • Decisões e investimentos mais informados.
  • Análise de custo/benefício para aumentar a economia e minimizar as despesas.
  • Centralidade de dados e informações sobre todos os aspectos úteis do ativo.
  • Otimização do desempenho do ativo ao longo de seu ciclo de vida.
  • Otimização de processos (da fase de projeto à demolição).

Poderíamos dizer que o BIM é hoje indispensável para o Facility Management porque suporta e facilita toda a fase de tomada de decisão e ajuda a otimizar os recursos, a colaboração e o conhecimento do edifício ao longo do seu ciclo de vida.

Geralmente, o processo de gerenciamento de um imóvel existente envolve vários profissionais (técnicos, empreiteiros, proprietários, sociedades gestoras, etc.) que, com diversas funções e competências, gerenciam os dados e as informações abordados nas diversas operações de manutenção.

Permitir a integração desses dados, muitas vezes também provenientes de diferentes fontes, dentro de plataformas e aplicativos para gerenciamento de instalações é tarefa do padrão COBie (Construction Operations Building information exchange).

Em termos simples, o COBie é uma planilha em formato .xml com estrutura precisa e que constitui um padrão para a coleta das informações que passam a fazer parte do pacote entregue ao proprietário durante o comissionamento do ativo.

Isso permite organizar e compartilhar os dados relativos a um ativo e suas peças acessórias, além de garantir ao cliente integridade, compatibilidade e usabilidade da informação necessária para o gerenciamento do edifício ao longo de toda a sua vida útil.

Os dados COBie, em virtude de sua representação estruturada, também são fundamentais para os responsáveis pela estimativa de custos e os contratados, pois permitem modificar o gerenciamento dos dados do projeto em tempo real de forma muito simples: basta alterar as linhas da planilha e todo o projeto é imediatamente revisado.

É possível obter o COBie no formato .xml diretamente da ferramenta de autoria BIM utilizada, ou através de aplicativos externos que geram o arquivo a partir do modelo BIM em formato IFC.

Para gerenciar melhor todos os aspectos do gerenciamento de ativos diretamente em um único modelo BIM, você precisa de um software ou aplicativo dedicado ao controle, verificação e manutenção de ativos.

Um aplicativo desse tipo é usado para gerenciar:

  • lugares;
  • os ativos;
  • planos de manutenção;
  • atividades de manutenção;
  • todas as outras atividades possíveis a serem realizadas no ativo durante seu ciclo de vida.

usBIM.facility é a aplicação integrada na plataforma usBIM desenvolvida para gerir todos estes aspetos relacionados com a gestão de instalações.

Com usBIM.facility você pode trabalhar a partir de dispositivos móveis, receber informações em tempo real e realizar tarefas de manutenção onde quer que esteja.

Por exemplo, pode iniciar, processar e finalizar atividades de qualquer tipo ou até reposicionar ativos, mesmo estando fora do escritório e sem acesso a seu PC.

usBIM, o sistema de BIM management escalável e configurável de acordo com suas necessidades.

Comece agora com 13 aplicativos e 10 GB de espaço na nuvem gratuitamente! Pode adicionar mais aplicativos depois e configurar o usBIM de acordo com suas necessidades!

  • usBIM é o sistema online que integra diferentes tipos de ferramentas BIM:
    • BIM Interoperability Tools: ferramentas que permitem total interoperabilidade BIM (BIM Interoperability) durante as várias fases do processo de desenho, execução e manutenção da construção./li>
    • BIM Collaboration Tools: ferramentas que facilitam colaboração e compartilhamento das informações entre todos os atores envolvidos na realização ou atualização do gêmeo digital durante todo o ciclo de vida da obra.
  • Com usBIM, você gerencia o projeto, a direção de obras e a manutenção de uma construção ou infraestrutura a partir da solução gratuita usBIM.10.
  • usBIM oferece infinitas configurações com várias funções, aplicativos e espaço na nuvem que pode ativar da nossa loja online.
  • Assine apenas os aplicativos BIM de seu interesse.
  • Na loja online, também encontrará as ferramentas de colaboração BIM ainda em desenvolvimento e aquelas disponíveis em breve.
Comece gratuitamente

Aplicativos e funções adicionais (disponíveis na assinatura)