O que é BIM?
Building Information Modeling


Confira as respostas às suas perguntas sobre o BIM (Building Information Modeling) na indústria da construção


O BIM (Building Information Modeling) é baseado na colaboração, interoperabilidade e coordenação entre os vários atores da indústria da construção.


O processo BIM não pode desconsiderar o uso de ferramentas software ("BIM Authoring " e "BIM Tools") e plataformas colaborativas capazes de criar e gerenciar o modelo BIM digital.


A certificação IFC da buildingSMART é uma garantia de interoperabilidade no processo BIM, bem como um requisito essencial dos BIM authoring e dos BIM tools.

O que é o BIM? (Building Information Modeling)

BIM é o acrônimo inglês, comum em todos os idiomas, de Building Information Modeling e pode ser traduzido como "Modelagem da Informação da Construção".

BIM é tanto a estrutura de dados inteligentes baseada no modelo 3D, quanto o processo que envolve a criação e o gerenciamento das representações digitais de características físicas e funcionais do edifício.

building information modeling

Aos profissionais envolvidos no processo de construção o BIM permite usar um modelo virtual de informações gerido e manipulado pela equipe de desenho, composta por arquitetos, paisagistas, topógrafos, engenheiros civis, engenheiros estruturais, engenheiros de instalações, empreiteiro principal, subempreiteiros e, obviamente, o comitente. Cada profissional adiciona dados específicos da própria disciplina ao modelo único compartilhado. Dessa forma, reduzem-se as perdas de informações que podem ocorrer quando uma nova equipe modifica os dados do projeto, proporcionando assim informações mais amplas às outras pessoas envolvidas no gerenciamento de estruturas complexas.

Em resumo, a industria tende a um modelo de negócio onde várias fontes convergem num único ponto. Os primeiros modelos teóricos e os sistemas informáticos com hardware e software experimentais remontam à década dos anos ’70 do século passado, como o protótipo apresentado em "An Outline of the Building Description System" por C. Eastman (1974)

Sem a difusão de router ADSL, smartphones, processadores de cálculo e processadores gráficos muito poderosos, telas de alta definição e, sobretudo, soluções software avançadas, esta passagem operacional certamente não teria sido possível. Esta evolução informática foi, de facto, favorecida por intercâmbios e crescentes interoperabilidade das informações em formato digital acessíveis em qualquer ligar. As vantagens e o aumento da produtividade são evidentes para todos, especialmente para os atores envolvidos na indústria da construção e os relacionados processos de trabalho.

No ciclo de vida de um edifício, BIM é sinônimo de recurso compartilhado de informações e representa uma base confiável para as decisões de projeto, do conceito até a demolição. Este modelo e abordagem colaborativa permitem, já em fase de início de um projeto, uma eficaz focalização de questões econômicas e ambientais, tais como restrições de urbanização, custos de construção, custos de manutenção e eficiência energética.

Governos e organizações de todo o mundo têm introduzido sistemas normativos específicos e promovem o uso da tecnologia BIM para obter benefícios em termos de redução dos custos, melhor produtividade, maior facilidade de encontrar algumas informações, maior coordenação no planejamento e melhor visualização. A diretiva sobre os contratos públicos europeus (EUPPD), por exemplo, exige que as licitações públicas prevejam o requisito da utilização de tecnologia BIM em projetos de construção financiados com fundos públicos para os 28 estados europeus até 2016. Vários estados em Ásia e América do Norte adotam estratégias semelhantes.

Software BIM

As soluções BIM da ACCA são o resultado de uma experiência consolidada em diferentes áreas da industria da construção e garantem valor agregado.

usBIM.platform
usBIM.platform

Plataforma colaborativa BIM

A plataforma colaborativa BIM para gerenciar informações e procedimentos num único ambiente de compartilhamento de dados (ACD). Modelo BIM navegável (freeMDD), controle de cada passo (GATE).

FREEWARE
usBIM.viewer
usBIM.viewer

Visualizador BIM e muito mais

O visualizador de arquivos IFC gratuito com o qual é possivel abrir, editar, converter e exportar para o formato IFC também arquivos de modelos 3D de AutoCAD® (.dwg), SketchUp® (.skp) e escrever os parâmetros IFC.

 
Edificius
Edificius

Projeto Arquitetônico BIM

O software de projeto arquitetônico para desenvolver projetos precisos e apresentações extraordinárias, monitorar tempos e custos, colaborar no processo BIM em total segurança.

Edificius
Edificius LAND

Projeto de Paisagismo BIM

O software profissional para projetar jardins, áreas verdes e paisagismo. Permite importar o modelo 3D do terreno a partir do Google Maps®e projetar com ferramentas fáceis de usar.

 

BIM para Projeto Estrutural

NBR 6118Projeto de estruturas de concreto
NBR 6120Cargas para o cálculo de estruturas de edificações
NBR 6122Projeto e execução de fundações
NBR 6123Forças devidas ao vento em edificações
NBR 8681Ações e segurança nas estruturas
NBR 15421Projeto de estruturas resistentes a sismos
EdiLus CONCRETE
EdiLus CONCRETEABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Projeto de Edifícios de Concreto

O software para a análise e o projeto estrutural de edifícios de concreto armado, novos e existentes, de acordo com as normas técnicas brasileiras (NBR). Modelagem BIM, projeto automático das armaduras, desenhos executivos precisos.

NP EN 1990 Eurocódigo 0Bases para o projeto de estruturas
NP EN 1991 Eurocódigo 1Acções em estruturas
NP EN 1992 Eurocódigo 2Projeto de estruturas de betão
NP EN 1993 Eurocódigo 3Projeto de estruturas de aço
NP EN 1995 Eurocódigo 5Projeto de estruturas de madera
NP EN 1996 Eurocódigo 6Projeto de estruturas de alvenaria
NP EN 1997 Eurocódigo 7Projeto geotécnico
NP EN 1998 Eurocódigo 8Projecto de estruturas para resistência aos sismos
EdiLus CONCRETE
EdiLus CONCRETEEurocódigos

Projeto de Estruturas de Betão

O software para a análise e o projeto estrutural de edifícios de concreto armado, novos e existentes, de acordo com os Eurocódigos (EC). Modelagem BIM, projeto automático das armaduras, desenhos executivos precisos.

EdiLus STEEL
EdiLus STEELEurocódigos

Projeto de Estruturas de Aço

O software de análise e projeto de edifícios de aço de acordo com os Eurocódigos (EC). Modelagem 3D BIM com tecnologia "Magnetic Grid", projeto e verificação das ligações de forma gráfica.

EdiLus MASONRY
EdiLus MASONRYEurocódigos

Projeto de Estruturas de Alvenaria

O software para a verificação das estruturas em alvenaria de apoio, ordinária ou armada, de edifícios novos e existentes de acordo com os Eurocódigos (EC). Modelagem BIM, análise estática e dinâmica com elementos HP-BEAM e HP-SHELL.

IFC-Open-BIM