O software SMART para o cálculo das estruturas metálicas

TESTE GRÁTIS

EdiLus STEEL é o software para o cálculo estrutural dos edifícios de aço com input BIM para ser SMART, mais simples e eficaz.

Porquê escolher EdiLus STEEL
como software de cálculo estrutural dos edifícios em aço

O aço no alto do profissionalismo e finalmente SMART

O software permite desenhar e verificar construções de aço completas ou de calcular elementos individuais no interior de estruturas realizadas com outros materiais (se integrado com EdiLus CONCRETE ou EdiLus MASONRY). Com EdiLus STEEL tem uma solução no alto do profissionalismo e verdadeiramente SMART: tecnologia BIM, modelador integrado, cálculo da estrutura completa e dos detalhes construtivos, input simplificado 3D, gráficos e relações automáticas…. O software permite desenhar estruturas também muitos complexas, verificar todos os detalhes e obter em somente uma fase desenhos executivos, cálculos e verificações.

O primeiro BIM para o cálculo estrutural dos edifícios de aço

O desenho da estrutura é suficiente para criar o input de nós, cargas, vínculos… O modelo de cálculo para o modelador FEM integrado no software se obtém, então, automaticamente. O modelo BIM é desenhado por meio de objetos paramétricos (colunas, vigas, asnas, terças, contraventamentos, etc.) dotados de características geométricas e propriedades estruturais (materiais, resistências, etc.).

Modelagem simples e rápida de estruturas espaciais complexas

O desenho estrutural com EdiLus STEEL é suportado por “Magnetic Grid” que permitem fazer uma retícula de pontos magnéticos no espaço de qualquer forma e tamanho. Para cada um destes pontos magnéticos será possível enganchar, direitamente no 3D, vigas e pilares. O input com grelhas tridimensionais torna a modelagem extremadamente rápida e precisa.

Trabalhar também no 3D para obter o máximo do input BIM

Com funcionalidades especificas, vigas e pilares podem ser inseridas, deslocadas, alteradas direitamente na vista 3D. Para simplificar ainda mais a inserção dos elementos, é prevista a visualização da planta do arquitetônico em formato DXF/DWG direitamente na vista 3D à base da grelha magnética.

O software inclui um próprio modelador FEM

O modelador FEM integrado no software garante uma experiência unificada ao desenho estrutural. Num único programa faze input, cálculo, análise, eventuais alterações e impressões (gráficos e relatórios) de maneira simples e integrada.

Análise gráfica das verificações de resistência, de instabilidade, de deformação e de hierarquias das resistências

Cada objeto pode ser visualizado com as próprias solicitações, tensões e deslocamentos. Os resultados do cálculo podem ser consultados direitamente na vista 3D, por meio de mapeamentos de cores, e afetam as barras e as ligações.

Integração com o orçamento

Todos os elementos estruturais e os nós com os seus detalhes construtivos são orçados automaticamente e dinamicamente.

Integração com Edificius

Arquitetura e estrutura de aço finalmente integradas… Graças à interação entre Edificius e EdiLus é possível desenhar e calcular de maneira unitária e consciente.

Funções e recursos

Um software que vai além das estruturas de aço

EdiLus é uma solução modular (EdiLus-CONCRETE, EdiLus-MASONRY, EdiLus-STEEL) e pode ser comprada por meio de assinatura de um ou mais módulos. Cada cliente pode, então, escolher a configuração que melhor atende as suas necessidades profissionais. O técnico que calcula somente edifícios de concreto armado, pode assinar somente o software EdiLus-CONCRETE. Aqueles que desejam calcular estruturas mistas (concreto armado + aço ou concreto armado + alvenaria), ou desejam calcular edifícios com diferentes tipologias estruturais prevalecentes (aço e alvenaria) podem assinar mais módulos (EdiLus-STEEL e EdiLus-MASONRY) com a vantagem de ter contudo um software único, que abrange todos os tipos de estruturas com uma única interface.

Input simplificado com grelhas tridimensionais

No EdiLus STEEL a modelagem das estruturas de aço é baseada em grelhas tridimensionais (Magnetic Grid).
O software oferece Magnetic Grid de formas diferentes (padrão, piramidal, cônica, cilíndrica, esférica, helicoidal, em treliça) que podem ser alteradas e compostas a fim de obter modelos tridimensionais de qualquer tipo.

Input gráfico com objetos paramétricos (BIM)

Todos os elementos estruturais (colunas, vigas, asnas, terças, contraventamentos, etc.) são objetos paramétricos dotados de próprias características e especificas propriedades. Avançadas funções de reconhecimento automático dos elementos de desenho, ativas na grelha magnética, tornam o input gráfico extremadamente rápido, flexível e preciso.

Input automatizado de estruturas e treliças reticulares

As Magnetic Grid simplificam enormemente também a modelagem tridimensionais de estruturas reticulares. As treliças planas podem ser inseridas por meio do apropriado objeto paramétrico ASNA, escolhendo entre uma serie de modelos (Vierendeel, Pratt-Mohniè, Howe, Polonceau, Neville, Inglese, Warren, etc.).

Desenho gráfico da ligação

O desenho das ligações (viga/coluna, coluna/fundação, viga/viga, nós reticulares, em emenda, etc.), integrada no programa, é extremadamente rápida e simples. É suficiente, por exemplo, selecionar uma coluna e uma viga para visualizar as diferentes tipologias de ligações (flange, angular ou personalizada) para escolher.
É também possível definir e personalizar as características do tipo de ligação selecionada (geometria e material das chapas; posicionamento, diâmetro e material dos parafusos; espessura e material das soldaduras; presença de contrafortes; etc.).
Além de visualizar os detalhes executivos 2D da ligação, o software oferece também uma vista 3D.
O gerenciamento das ligações considera também os contraventamentos e as asnas.

Funções de copiar e colar para o input rápido das ligações

As ligações podem ser replicadas em todos os nós, que apresentam a mesma configuração, com funcionalidades de copiar e colar.

Verificações de instabilidade e de resistência dos elementos individuais

Sobre os individuais elementos estruturais são feitas as Verificações de Instabilidade, de Resistência, de Deformação e de Hierarquias das Resistências de barras e nós.

Verificações das ligações

Com referência às ligações inseridas, o programa efetua:
• as verificações de esmagamento, punçoamento e resistência das chapas e dos eventuais elementos de contrafortes;
• a verificação ao esforço transverso e tração dos parafusos;
• a verificação ao esforço transverso e tração/compressão das soldaduras;
• a verificação das tensões de contato para as ligações com elementos de b.a./outros materiais;
• a verificação a aderência dos tira-fundi.

Com o cálculo concluído, é possível “editar” e então alterar as características da ligação obtendo a verificação imediata da mesma.

Cálculo estrutural de elementos de betão armado integrados à estrutura de aço

Na estrutura principalmente em aço podem-se inserir alguns elementos de betão armado para modelar fundações ou outros pequenos artefatos anexos ao edifício de aço. É possível inserir na estrutura um número limitado de pilares/ paredes de cisalhamento, vigas, vigas Winkler, paredes, lajes, lajes de fundação, pavimentos e escadas. Para conhecer em detalhe os limites numéricos destes elementos de betão armado pode-se consultar a tabela de comparação das funções dos três programas EdiLus CONCRETE, EdiLus MASONRY e EdiLus STEEL.

Desenhos executivos

A partir da simples modelagem da estrutura, EdiLus STEEL fornece:
• o modelo geométrico da estrutura e das asnas;
• a indicação e o comprimento (de esforço transverso) dos perfis usados;
• o posicionamento e a identificação das ligações;
• os particulares executivos das ligações.

Deseja um software SMART para fazer o cálculo estrutural?