Um software que vai além das estruturas de alvenaria
EdiLus é uma solução modular (EdiLus CONCRETE, EdiLus MASONRY, EdiLus STEEL) e pode ser comprada por meio de assinatura de um ou mais módulos. Cada cliente pode, então, escolher a configuração que melhor atende as suas necessidades profissionais. O técnico que calcula somente edifícios de concreto armado, pode assinar somente o software EdiLus MASONRY.
Aqueles que desejam calcular estruturas mistas (concreto armado + aço ou concreto armado + alvenaria), ou desejam calcular edifícios com diferentes tipologias estruturais prevalecentes (aço e alvenaria) podem assinar mais módulos (EdiLus-STEEL e EdiLus-MASONRY) com a vantagem de ter contudo um software único, que abrange todos os tipos de estruturas com uma única interface.
Análise de edifícios de alvenaria tradicional ou armada
EdiLus MASONRY realiza a análise de edifícios em alvenaria tradicional ou armada, também com intervenções particulares como chapeamento em reboco armado, fibras de carbono, etc.. Para as estruturas mistas também está prevista a inserção de elementos de betão armado e de madeira.
A partir do “simples desenho” à objetos (muros, vigas, pilares, pavimentos, escadas, coberturas, tirantes, etc.) você obtém o input completo do modelo de cálculo com definições dos materiais, análise das cargas, verificações, etc.
EdiLus MASONRY faze o cálculo do edifício na sua totalidade gerando automaticamente um sofisticado modelo estrutural que toma em conta todos os elementos típicos dos edifícios de alvenaria eventualmente inseridos (bonecas, platibandas, furos com borde, vigas também de materiais genéricos, pilares com alvenaria, arcos e abóbadas, varandas, etc.).
O software procede automaticamente à:
- Individuar os elementos das paredes resistentes
- Efetuar as verificações
- Fazer as verificações locais (derrubamento e flambagem de fachadas)
- Desenhar e verificar as fundações em betão armado.
EdiLus MASONRY é um programa de cálculo muito rigoroso, de fato a esquematização com elementos HP-SHELL triangulares com engrossamento variáveis permite conhecer, a partir da simples estrutura desenhada, o real estado de tensão da alvenaria em cada ponto.
Com EdiLus MASONRY é também possível verificar a real distribuição da demanda inelástica.
Integração com Edificius
Graças a interação entre Edificius e EdiLus é possível criar a interação entre Arquitetura e Estrutura, desenhando e calculando todos os elementos estruturais.
Cálculo estrutural de elementos de betão armado integrados à estrutura de alvenaria
EdiLus MASONRY permite inserir no projeto da estrutura principalmente de alvenaria também alguns elementos de betão armado para modelar fundações ou pequenos corpos anexos ao edifício de alvenaria. É possível inserir na estrutura um numero limitado de pilares/ paredes de cisalhamento, vigas, vigas Winkler, paredes, lajes, lajes de fundação e escadas.
Os limites numéricos destes elementos de betão armado são inferidos da tabela de comparação das funções dos três programas EdiLus CONCRETE, EdiLus MASONRY e EdiLus STEEL.
Cálculo estrutural de elementos de madeira integrados à estrutura de alvenaria
No desenho de um edifício principalmente de alvenaria, EdiLus MASONRY permite inserir também elementos de madeira para o desenho de coberturas, pórticos, e outras estruturas anexas ao fabricado principal.
EdiLus MASONRY calcula elementos de madeira maciça e lamelar através a simples e rápida modelação à objetos. Os elementos podem ser somente monodimensionais (vigas e pilares) com secções retangulares e circulares.
Os elementos de madeira complexos se tornam simples
Com EdiLus MASONRY pode modelar também elementos de madeira complexos como a asna com input paramétrico para especificar rapidamente composições, tamanho e geometria para cada exigência. Uma especifica função automatiza a inserção das terças de conexão: fazer uma cobertura de madeira, também muito complexa, torna-se verdadeiramente simples!
O cálculo e as vinculações dos elementos de madeira
As barras de madeira são verificadas à flexo-compressão, esforço transverso e instabilidade considerando também a eventuais inclinação das solicitações respeito à fibradura dos elementos de madeira. Podem ser desenhados também as ligações madeira-madeira onde nas zonas de contato, o software molda adequadamente as barras. Desde a ligação são definidos em detalhe entalhes e zonas de apojo para executar uma verificação precisa das tensões de contato.