O software SMART para o cálculo da Alvenaria Estrutural

TESTE GRÁTIS

EdiLus MASONRY é o software para o cálculo das estruturas em alvenaria novas e existentes com input BIM para ser SMART, mais simples e rigoroso

Porquê escolher EdiLus MASONRY,
o software para o cálculo estrutural das estruturas em alvenaria

Com EdiLus MASONRY você verifica edifícios de alvenaria também com elementos em concreto armado ou madeira de maneira simples, rápida e rigorosa. Desenhe o edifício rapidamente com tecnologia BIM a objetos paramétricos, obtenha automaticamente o modelo de cálculo no modelador FEM integrado, realize dinamicamente a verificação e obtenha os dados de maneira gráfica ou numérica, tem todos os gráficos e os relatórios técnicos já prontos… SMART, não é?

O primeiro BIM para o cálculo estrutural dos edifícios de alvenaria

Basta desenhar a estrutura para dar o input de nós sobre uma malha de shell automática, cargas, vínculos… Automaticamente obtém tudo o modelo de cálculo.

Modelador FEM integrado no software

O software contém o seu modelador FEM integrado que garante uma experiência unitária ao desenho estruturais. Num único software faze o input, o cálculo, a análise, eventuais alterações e impressões (gráficos e relatórios) de maneira simples e integrada.

Análise gráfica dos resultados de cálculo

Cada objeto pode ser visualizado com deslocamentos, estado de tensão da alvenaria em cada ponto, solicitações, etc.. Alem dos resultados detalhados de cálculo em forma numérica, EdiLus fornece algumas vistas gráficas que permitem entender o funcionamento estruturais rapidamente.

Integração com o orçamento

Nova alvenaria e intervenções de reforço (meios fios, FRP, remendos, bonecas, malhas metálicas, rebocos, etc.) são orçados automaticamente e dinamicamente.

Integração com Edificius

Graças a interação entre Edificius e EdiLus é possível criar a interação entre a Arquitetura e a Estrutura, desenhando e calculando todos os elementos estruturais.

Modelagem à objetos paramétricos

Alvenaria tradicional e armada com todos os elementos típicos (vãos, bonecas, platibandas, remendos, reforços, tirantes, etc.)

Input bidimensional e tridimensional

Modelo 2D ou 3D com reconhecimento automático dos desenhos em formato DXF ou DWG

Modelagem e reforço de alvenarias compostas

Pode modelar qualquer tipo de alvenaria composta ou reforçar alvenarias existentes com chapeamentos em reboco armado, fibras de carbono, etc.

Modelagem com elementos shell

A partir somente do desenho da alvenaria se obtém automaticamente o modelo de cálculo com esquematização em elementos HP-SHELL com engrossamento variáveis para a melhor simulação de pontos particulares.

Análise Linear com identificação de elementos das paredes resistentes

Painéis e Sub Painéis de paredes, faixas abaixo da altura do peitoril e acima da altura do peitoril…

Relatórios Gráficos com síntese dos resultados de cálculo

Carpintarias, executivos, relatórios, orçamento, comparação entre situação atual e situação de projeto, análise da vulnerabilidade sísmica.

Funções e recursos

Um software que vai além das estruturas de alvenaria

EdiLus é uma solução modular (EdiLus-CONCRETE, EdiLus-MASONRY, EdiLus-STEEL) e pode ser comprada por meio de assinatura de um ou mais módulos. Cada cliente pode, então, escolher a configuração que melhor atende as suas necessidades profissionais. O técnico que calcula somente edifícios de concreto armado, pode assinar somente o software EdiLus-CONCRETE. Aqueles que desejam calcular estruturas mistas (concreto armado + aço ou concreto armado + alvenaria), ou desejam calcular edifícios com diferentes tipologias estruturais prevalecentes (aço e alvenaria) podem assinar mais módulos (EdiLus-STEEL e EdiLus-MASONRY) com a vantagem de ter contudo um software único, que abrange todos os tipos de estruturas com uma única interface.

Análise de edifícios de alvenaria tradicional ou armada

EdiLus MASONRY realiza a análise de edifícios em alvenaria tradicional ou armada, também com intervenções particulares como chapeamento em reboco armado, fibras de carbono, etc.. Para as estruturas mistas também está prevista a inserção de elementos de betão armado e de madeira.
A partir do “simples desenho” à objetos (muros, vigas, pilares, pavimentos, escadas, coberturas, tirantes, etc.) você obtém o input completo do modelo de cálculo com definições dos materiais, análise das cargas, verificações, etc.
EdiLus MASONRY faze o cálculo do edifício na sua totalidade gerando automaticamente um sofisticado modelo estrutural que toma em conta todos os elementos típicos dos edifícios de alvenaria eventualmente inseridos (bonecas, platibandas, furos com borde, vigas também de materiais genéricos, pilares com alvenaria, arcos e abóbadas, varandas, etc.).
O software procede automaticamente à:
1) Individuar os elementos das paredes resistentes
2) Efetuar as verificações
3) Fazer as verificações locais (derrubamento e flambagem de fachadas)
4) Desenhar e verificar as fundações em betão armado.

EdiLus MASONRY é um programa de cálculo muito rigoroso, de fato a esquematização com elementos HP-SHELL triangulares com engrossamento variáveis permite conhecer, a partir da simples estrutura desenhada, o real estado de tensão da alvenaria em cada ponto.

Com EdiLus-MASONRY é também possível verificar a real distribuição da demanda inelástica.

Integração com Edificius

Graças a interação entre Edificius e EdiLus é possível criar a interação entre Arquitetura e Estrutura, desenhando e calculando todos os elementos estruturais

Cálculo estrutural de elementos de betão armado integrados à estrutura de alvenaria

EdiLus MASONRY permite inserir no projeto da estrutura principalmente de alvenaria também alguns elementos de betão armado para modelar fundações ou pequenos corpos anexos ao edifício de alvenaria. É possível inserir na estrutura um numero limitado de pilares/ paredes de cisalhamento, vigas, vigas Winkler, paredes, lajes, lajes de fundação e escadas. Os limites numéricos destes elementos de betão armado são inferidos da tabela de comparação das funções dos três programas EdiLus CONCRETE, EdiLus MASONRY e EdiLus STEEL.

Cálculo estrutural de elementos de madeira integrados à estrutura de alvenaria

No desenho de um edifício principalmente de alvenaria, EdiLus MASONRY permite inserir também elementos de madeira para o desenho de coberturas, pórticos, e outras estruturas anexas ao fabricado principal.
EdiLus MASONRY calcula elementos de madeira maciça e lamelar através a simples e rápida modelação à objetos. Os elementos podem ser somente monodimensionais (vigas e pilares) com secções retangulares e circulares.

Os elementos de madeira complexos se tornam simples

Com EdiLus MASONRY pode modelar também elementos de madeira complexos como a asna com input paramétrico para especificar rapidamente composições, tamanho e geometria para cada exigência. Uma especifica função automatiza a inserção das terças de conexão: fazer uma cobertura de madeira, também muito complexa, torna-se verdadeiramente simples!

O cálculo e as vinculações dos elementos de madeira

As barras de madeira são verificadas à flexo-compressão, esforço transverso e instabilidade considerando também a eventuais inclinação das solicitações respeito à fibradura dos elementos de madeira. Podem ser desenhados também as ligações madeira-madeira onde nas zonas de contato, o software molda adequadamente as barras. Desde a ligação são definidos em detalhe entalhes e zonas de apojo para executar uma verificação precisa das tensões de contato.

Deseja um software SMART para fazer o cálculo estrutural?